sábado, 30 de junho de 2018

Procurador Givaldo Rosa Dias, um sergipano com projeção nacional

Foto de Edson Araujo, reproduzida do blog canalr5blog e postada 
pelo blog SERGIPE..., para ilustrar o presente artigo.

Texto publicado originalmente no site Zero Hora Sergipe em 07/02/2017

Procurador Givaldo Rosa Dias, um sergipano com projeção nacional.

Por Clarêncio Martins Fontes

Poucas personalidades da área jurídica, do magistério superior, e sem favor, também na área da pesquisa cultural e principalmente genealógica, têm merecido o reconhecimento e destaque em nível nacional. O Dr. Givaldo Rosa Dias que inclusive conseguiu relacionar-se com afeto e bom entendimento dialogal com quase todos os membros dessa família bastante numerosa que é a dos Procuradores Federais do Brasil, recebeu recentemente mais uma distinção honrosa no Estado de Sergipe, dessa feita partiu a iniciativa honorável da Polícia Militar Sergipana através de seu Comando Geral e Oficialidade, além de, ver formada no CEFAP à rua Argentina, Bairro América, toda a Tropa perfilada na solenidade de outorga em que o destacado jurista, professor e vice-presidente da Associação dos Procuradores Federais a nível nacional, atuando nos assuntos governamentais, recebeu Medalha, broche e Diploma da briosa Corporação Militar. Por outro lado, ele é um dos poucos profissionais do Direito que tem relevantes serviços prestados à pessoas carentes das classes menos favorecidas, principalmente de cidades e povoados do interior do Estado, onde se desloca em seu veículo particular para socorrer nas emergências aqueles que bradam pela sua presença apoiadora.

O professor Givaldo Rosa Dias reconhece, como não poderia deixar de ser, a Majestade da Justiça, e diz como Rui Barbosa que: “A pior Ditadura é a Ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer”. Ele também é convicto, como sentenciou Delavigne e Phillips que “O Direito é a mais bela invenção que os homens puderam encontrar contra a equidade”, e “O Direito é o sol eterno, e o mundo não pode retardar a sua vinda”.

E o autor desse texto apologético, que quase nada entende de Direito, tem ódio votivo contra a injustiça. E cita aqui alguns grandes pensadores da humanidade, de várias épocas para desmascarar a injustiça, revelada ou não. E via-de-regra a grande massa dos injustiçados é das camadas mais pobres. E vamos aos pensamentos: Há apenas uma blasfêmia, que é a injustiça. / O que comete a injustiça sente-se mais desgraçado do que aquele que a sofre. / As vítimas da injustiça devem consolar-se pensando que a verdadeira desgraça consiste em praticá-la. / O homem não é infeliz enquanto não é injusto. / Da força à injustiça não há senão um passo. Acabamos de citar Platão, Pitágoras, Demócrito de Abdera, Confúcio e Ingersoll.

Givaldo Rosa Dias, ainda sente-se sob o peso da angústia, e da tristeza inconsolável, por ter perdido um filho que amava, como ama a todos os outros. É uma personalidade que nele enxergou a Polícia Militar de Sergipe os méritos necessários para uma distinção oportuna, honrosa, e que, a exemplo de outras honrarias o tornaram conhecido além-fronteiras… e para demonstração cabal desses méritos em que falamos acima, publicamos aqui dados valorativos que mostram muito bem quem é o nosso focalizado:

Dentre as inúmeras condecorações recebidas, destacamos as Medalhas e Diplomas no Grau de Comendador: Medalha SAN TIAGO DANTAS, Medalha do Mérito Tobias Barreto, Medalha dos Colonizadores da Província, Medalha do Mérito Cultural da Magistratura, Medalha da Associação dos Procuradores Federais do Rio de Janeiro, Medalha “Monsenhor Fernandes da Silveira”, outorgada pela Associação Sergipana de Imprensa (A.S.I.) maior condecoração da Entidade; Diploma de Honra ao Mérito da Sergipanidade, conferido pelo CIRLAP, Medalha de Grande Benemérito da Maçonaria, e “Medalha da Estrela e Distinção Maçônica do Grande Oriente do Brasil”.

Várias publicações na Revista “IN VERBIS”, da Magistratura Nacional, “Jus Jurídico e Migalhas”, Artigos sobre as raízes da Genealogia brasileira e sergipana, destacadas na Enciclopédia Wikipédia (ver Arquivo Nobiliárquico Brasileiro).

Autor de diversos Artigos publicados nos Jornais da ANPAF Associação Nacional dos Procuradores Federais em Brasília e da Entidade Mater do Rio de Janeiro, (APAFERJ) e no Jornal CINFORM onde foi destacado o Artigo “Interpretação Fidedigna da Sergipanidade” datado de 10/05/2010. Respeitado pesquisador e estudioso da matéria em todo o território brasileiro e além-fronteiras, descendente das doze famílias fidalgas do Brasil, trineto do Senador, Usineiro, Presidente da Província de Sergipe Del-Rey, o Barão de Estância, Antonio Dias Coelho e Mello, do qual descendem até os dias de hoje, os Governadores, Senadores, Deputados, componentes da Magistratura Federal e Estadual, pelos casamentos consanguíneos entre parentes há mais de duzentos anos.

No dia 17 de janeiro de 2017, às 19 horas, o nosso focalizado recebeu das mãos do Governador do Estado de Sergipe, e do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Sergipe, em solenidade acontecida no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CEFAP) localizado no Bairro América nesta Capital, o Diploma e MEDALHA DO MÉRITO POLICIAL MILITAR, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Corporação. Naquela oportunidade participaram 237 jovens praças promovidos à carreira superior.

O Procurador Federal GIVALDO ROSA DIAS, engrandece o seu Estado Natal e goza de destaque no cenário nacional, onde no seu campo de trabalho tem exercido cargos de relevância como Vice Presidente Nacional da Associação dos Procuradores Federais com sede em Brasília, reconduzido por duas vezes consecutivas, e é admirado perante os Tribunais Superiores pela sua desenvoltura e respeito aos preceitos democráticos.

Texto reproduzido do site: zerohorasergipe.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário