quarta-feira, 6 de junho de 2018

Personalidades falam sobre trajetória de José Carlos Teixeira

Foto reproduzida do Google e postada pelo blog

Texto publicado no Jornal da Cidade, em 30 de maio de 2018

Personalidades falam sobre trajetória de José Carlos Teixeira

Ex-prefeito e ex-secretário de Cultura, ele marcou época como fundador do MDB

Faleceu na tarde de ontem (29/05/2018) o ex-vice-governador de Sergipe, José Carlos Mesquita Teixeira, aos 82 anos. Ele exerceu os cargos de deputado federal, prefeito de Aracaju e secretário de Estado da Cultura, tendo sido um dos fundadores e o primeiro presidente do MDB em Sergipe. Ele lutava contra um câncer e faleceu em sua residência, onde era acompanhado por médicos.

Zé Carlos Teixeira, como era chamado, deixa esposa, cinco filhas e netos. O velório está sendo realizado desde ontem no Palácio Olímpio Campos (Praça Fausto Cardoso). O cortejo para o sepultamento sairá às 10 horas desta quarta-feira, 30, para o Cemitério Colina da Saudade, onde o corpo será sepultado às 11h.

Filho do empresário Oviêdo Teixeira e de Alda Mesquita Teixeira, Zé Carlos Teixeira, como era conhecido, foi militante da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (Uses), ao lado de Jaime Araújo e Tertuliano Azevedo, em 1950, quando estudava no Colégio Estadual Atheneu Sergipense. Também estudou na Bahia, onde vivera outra experiência no movimento estudantil secundarista, participando ativamente da campanha “O petróleo é nosso”.

Formou-se em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Tobias Barreto, em Aracaju (1957). Em outubro de 1962 elegeu-se deputado federal na legenda da Aliança Social Democrática – coligação formada pelo Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Republicano (PR).

Vice-líder do PSD na Câmara dos Deputados (1965), com a extinção dos partidos políticos por força do Ato Institucional nº 2 (27/10/65), e a implantação do bipartidarismo, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), sigla que fazia oposição ao regime militar instalado no país em abril de 1964.

Presidente do diretório regional e integrante do diretório nacional da agremiação (1966), vice-líder da bancada (1966-1967), vice-presidente das comissões da Bacia do São Francisco, de Segurança Nacional e de Fiscalização Financeira e Tomada de Contas, além de titular Comissão de Orçamento, em novembro de 1966 foi o único candidato do MDB de Sergipe a reconquistar o mandato federal. Com o retorno do pluripartidarismo foi um dos fundadores e primeiro presidente do PMDB em Sergipe.

Foi nomeado prefeito de Aracaju pelo governador João Alves Filho exercendo o mandato entre 30 de maio de 1985 e 1º de janeiro de 1986, quando transmitiu o cargo ao seu correligionário Jackson Barreto, o primeiro prefeito da cidade eleito pelo voto popular após 20 anos. Em 1990 foi eleito vice-governador de Sergipe na chapa que reconduziu João Alves Filho ao Governo do Estado. “Ele representa a história do MDB. O que Ulysses Guimarães foi para o Brasil ele é para Sergipe. Meu pai, Antônio Carlos Franco, era muito amigo, muito próximo. Ele foi um dos motivos da minha filiação ao MDB. Uma pessoa de palavra, de credibilidade e posicionamentos firmes. Com isso ele nos conquistou. Fui o deputado estadual mais novo e também o mais votado do então PMDB, e sempre tive uma boa relação. Sempre fui tratado com atenção e carinho. Recebi muitas orientações dele, o que me ajudou muito, já que fui deputado muito jovem. A contribuição dele ficou na história do MDB e de Sergipe. É uma referência de pessoa e de político, ele nunca será apagado da história de Sergipe”.

Marcos Franco,
Empresário, ex-deputado estadual.

“José Carlos Teixeira nos deixa num momento de grande turbulência política. É significativa sua perda neste momento. Mais um democrata nos deixa. Temos que exaltar o legado de José Carlos, um amante da nossa cultura, que sempre carregou a bandeira de nosso Estado, de nossa arte e da liberdade”.

Belivaldo Chagas,
Governador de Sergipe.
                  
“O falecimento de José Carlos Teixeira representa uma enorme perda para Sergipe. Sobretudo nos tempos atuais, quando o pensamento conservador de direita avança no país, a lembrança da luta de Zé Carlos, no combate ao regime militar e pela redemocratização do país é emblemática. Sergipe perde um homem que se agigantou na luta pela liberdade, militando pela organização do principal partido de oposição à ditadura, o MDB de Ulisses Guimarães. Foi sob seu comando que este partido mostrou ao Brasil a face de inúmeros combates sergipanos. Descanse em paz, Zé Carlos. Minhas mais sinceras homenagens. Seu legado de luta nunca será esquecido”.

Jackson Barreto,
Ex-governador

“Um grande itabaianense e um dos maiores políticos que Sergipe já teve. Foi deputado federal por quatro mandatos, vice-governador do Estado e prefeito de Aracaju, sempre demonstrando grande inteligência e boa vontade. Um ilustre sergipano do qual tive a honra de ser amigo e de quem sempre me lembrarei. Fica aqui a minha pequena homenagem e meus sinceros sentimentos à família!”

José Carlos Machado,
Ex-deputado federal

“O Diretório Estadual do MDB/Sergipe vem a público lamentar profundamente o falecimento do ex-prefeito de Aracaju, José Carlos Teixeira. Um dos fundadores do antigo MDB em nosso Estado, ele foi o primeiro presidente da sigla em Sergipe. Foi também um bravo soldado nas trincheiras da luta pela democracia. Empresário de família tradicional, ele emprestou seu nome a esta causa, assumindo os mesmos riscos que todos os outros que abraçaram este nobre objetivo”.

João Augusto Gama,
Secretário de Estado da Cultura e presidente estadual do MDB

Texto reproduzido do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário