domingo, 17 de junho de 2018

Leozírio Fontes Guimarães (1916 - 2002)

Leozírio Guimarães... Grande Maestro capelense, fundador do  Coral Genaro Plech 
em Capela-SE. e fundador da "Sociedade Filarmônica de Sergipe" (SOFISE).
Foto reproduzida de postagem de Milton Melo/Facebook/MTéSERGIPE.
 
Leozírio Fontes Guimarães (1916 - 2002)

Nasceu em Capela no dia 26 de janeiro de 1916, onde fez os seus primeiros estudos. Estudou música com o mestre Francisco de Carvalho Júnior, com o alemão Frei Elias e a Ir. Canísia, professora do Colégio Imaculada Conceição.

Aos 15 anos ingressou na Banda de Música da cidade. Em Capela foi mestre de banda e fundou o Coral Genaro Plech.

Foi nomeado em 1950 professor de Canto Orfeônico do Estado. Mudou-se para Aracaju em 1956 e tornou-se professor de Música em vários colégios, deixando sempre um coral em cada colégio por onde passava: Arquidiocesano, N. Sra. De Lourdes, S. José, Escola Normal. Nesta, fundou e regeu uma banda de música só para moças, fundou e regeu a Banda de Música para jovens carentes no Instituto Lourival Fontes, fundou a Sociedade Filarmônica de Sergipe que se mantém até hoje e foi diretor do Conservatório de Música, firmando ali a primeira Orquestra Sinfônica do Estado. Foi presidente da Ordem dos Músicos do Brasil, secção de Sergipe. Recebeu vários títulos honoríficos dos governos estadual e municipal.

Compôs: dobrados, valsas, marchas, missa e trilha sonora para teatro. A SOFISE, em sua homenagem reuniu seus títulos, composições e troféus em um memorial anexo ao Arquivo da Casa. Faleceu em 2002.

Fonte: Sofise

************************************************************

Notícia do falecimento do maestro Leozírio Guimarães, em 04/11/2002, pelo Portal Infonet.

"A sociedade sergipana está de luto. Ontem à tarde foi sepultado no Cemitério Santa Isabel o maestro Leozírio Guimarães, uma das mais sérias expressões da música erudita em Sergipe. Professor e compositor, o maestro foi o fundador da Sociedade Filarmônica de Sergipe, em cuja sede, na Rua de São Cristóvão, o corpo foi velado e, antes de partir para a última morada, celebrou-se missa. Ele faleceu aos 86 anos de idade, uma semana depois de perder a mulher, professora Lindalva Cardoso Dantas, cuja missa de sétimo dia foi celebrada na última quinta-feira, também no auditório da Sofise. No último mês de agosto, já havia falecido a primeira mulher do professor Leozírio. Durante anos, o professor Leozírio ensinou em escolas da capital sergipana. Na antiga Escola Normal, Instituto de Educação Ruy Barbosa, por anos, dirigiu a banda de música que se apresentava com galhardia nos desfiles do dia da Independência"

Texto reproduzido do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário