domingo, 6 de agosto de 2017

Homenagem a Maria Olívia



Imagens extraídas do YouTube, Programa Entre Amigos, de Ludwig Oliveira, na Aperipê TV.
Reprodução do Facebook/Rosalvo Nogueira Zeza.

Texto publicado originalmente no Facebook/Amaral Cavalcante, em 05/08/2017.

Querida Maria Olívia.

Tive muita alegria ao revê-la no programa “Entre Amigos”, do inquieto Ludwig Oliveira, na Aperipê TV. Senti-me saudoso de velhos tempos e culpado por ter deixado de lhe visitar para ouvir o seu dedilhar dolente sobre as teclas do piano e curtir sua doce brabeza de mulher decidida a vencer preconceitos tocando por aí com um bando músicos, coisa que a moral provinciana via com grandes reservas.

Quando cheguei a Aracaju, em meados dos anos 60, sua fama de musicista a brilhar nos eventos sociais com um repertório popular de muito bom gosto, do jeitinho que cidade gostava, me aproximou de você e nos fez amigos.

Quantas vezes fui à sua casa em missão de conquista, designado pelo ativista cultural João de Barros na qualidade de diretor não sei de que da ASC – a juvenil associação que movimentava a cultura local - para assegurar a sua participação em nossos eventos, por minguados caraminguás! Era uma feliz tarefa que você tornava mais prazerosa ao sentar-se ao piano, solícita e entusiasmada, a tocar grandes boleros e samba canções de rasgar a alma, clássicos latinos como La Cumparsita, sambas da melhor safra e modernos Fox Trot’s com animado brilho.

O certo é que você nos inspirava inclusive à rebeldia. Vibramos quando você, tendo gravado um LP com recursos próprios e vendo que ele não tivera saída nesta cidade que nunca prestigia os talentos locais, pegou as caixas de discos que entulhavam a sua sala de visitas e as jogou, num ímpeto de rebeldia e protesto, no triturador do caminhão de lixo.

Foi confortante revê-la defendendo a excelência dos músicos locais frente aos de fora, ainda na briga pelo reconhecimento do talento sergipano.

Qualquer dia, se é que você mora no mesmo endereço, eu bato em sua porta.

Amaral Cavalcante – 05/08/2017.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário