domingo, 20 de agosto de 2017

Morre José Augusto Barreto, fundador do Hospital São Lucas

Imagem: Osmar Barreto (Studio Osmar).

Morre José Augusto Barreto, fundador do Hospital São Lucas

Por F5 News

Morreu no início da madrugada deste domingo (20) o médico cardiologista e fundador do Hospital São Lucas, doutor José Augusto Barreto.

Barreto marcou a história da medicina em Sergipe, ao fundar um hospital, com centro de diagnóstico e imagem, além de oferecer capacitação profissional para trabalhadores da área de saúde, por meio da Fundação São Lucas, braço social do Hospital São Lucas, fundado há 49 anos.

Nascido em 16 de julho de 1928, José Augusto Barreto era natural da cidade de Socorro. Foi aluno do Colégio Salesiano em Aracaju, e do Colégio Marista em Salvador, onde também se graduou em nível superior, pela Faculdade de Medicina da Bahia.

Formado em 1952, menos de um ano depois já estava de volta a Sergipe, trabalhando no Hospital de Clínicas Dr. Augusto Leite, atual Hospital de Cirurgia, atendendo a convite do doutor Augusto Leite. Lá viveu uma fase interessante de sua vida, chegando a morar no próprio hospital, quando voltou da Bahia para Sergipe.

Em 1958, Barreto foi se especializar ainda mais na área da medicina, viajando para fazer um curso na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, ampliando seu conhecimento na área de cardiologia.

Em outubro de 1969, é inaugurada a maior contribuição de Barreto para a medicina em Sergipe, o Hospital São Lucas. Em uma ideia com contribuição dos médicos Dietrich Todt, Nestor Piva, Hyder Gurgel e Hugo Gurgel. Surge então o maior hospital privado do estado por mais de 40 anos. O São Lucas foi o primeiro hospital com atendimento de urgência 24 horas em Sergipe.

José Augusto Barreto sempre foi considerado uma referência na medicina e incentivador do empreendedorismo médico em Sergipe e sua morte enlutou a categoria, de acordo com o médico ortopedista Marlúcio Andrade.

“Perder um grande visionário como doutor José Augusto Barreto é um duro golpe para a medicina e o empreendedorismo em Sergipe. Dr. Barreto era um dos maiores profissionais de todos os tempos da medicina e foi uma das pessoas que inspirou a mim e meus amigos quando queríamos montar a primeira clínica especializada em traumatologia e ortopedia de Sergipe, a Prontoclínica. Na época, recebemos muito incentivo de Dr. José Augusto. Hoje, nossa classe médica e o estado de Sergipe, lamentam sua perda. Dr. José Augusto é homem que entrou para a história de Sergipe”, disse Marlúcio.

O presidente da Sociedade Médica de Sergipe, Adeval Aragão, lamentou a morte de José Augusto Barreto.

“A medicina sergipana acaba de perder um dos seus mais ilustres médicos, o professor e amigo José Augusto Barreto. Sua história dignifica a nossa classe. A Somese está de luto e se entristece ao mesmo tempo em que envia à família os seus votos de pesar”, comentou Adeval Marques.

O corpo de José Augusto Barreto está sendo velado no Cemitério Parque Colina da Saudade, e o sepultamento acontecerá às 16h30 deste domingo.


Autoridades políticas lamentam falecimento do médico José Augusto Barreto

Autoridades políticas manifestaram pesar pela morte do médico cardiologista José Augusto Barreto, que faleceu na noite de ontem (19), aos 89 anos.

O governador Jackson Barreto disse que  "Não é só a medicina que perde hoje uma referência. Nós, sergipanos, perdemos um exemplo de perseverança e altruísmo. José Augusto desbravou caminhos para o avanço da medicina em Sergipe, sempre oferecendo tratamento moderno e humanizado. O hospital São Lucas retrata a grandiosidade do médico que ele foi: é um complexo de saúde que acompanhou o crescimento de nosso estado. Que Deus e o apóstolo Lucas o recebam e consolem amigos e familiares", disse o governador.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, também manifestou solidariedade a família do médico. "É com muito pesar que recebo a notícia do falecimento de Dr. José Augusto Barreto, um dos maiores nomes da Medicina em Sergipe. Professor, médico humanista e empreendedor, que fundou um hospital exemplo de qualidade e atendimento, Dr. José Augusto deu grande contribuição ao nosso Estado. Deixou sua marca na formação de uma geração de médicos, além de ter sido um ser humano excepcional. A Medicina perde um de seus mais competentes profissionais, e a sociedade perde um grande sergipano", afirmou o prefeito.

Nascido em 16 de julho de 1928, José Augusto Barreto era natural de Nossa Senhora do Socorro. Foi aluno do Colégio Salesiano em Aracaju, e do Colégio Marista em Salvador, onde também se graduou em nível superior, pela Faculdade de Medicina da Bahia.

Em 18 de outubro de 1969, José Augusto Barreto inaugurou o Hospital São Lucas. A criação do primeiro hospital privado do Estado foi uma ideia de Barreto com contribuição dos médicos Dietrich Todt, Nestor Piva, Hyder Gurgel e Hugo Gurgel. O São Lucas foi o primeiro hospital com atendimento de urgência 24 horas em Sergipe.

O corpo de José Augusto Barreto está sendo velado no Cemitério Parque Colina da Saudade, e o sepultamento acontecerá às 16h30 deste domingo.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias.

Texto e imagens reproduzidos do site: f5news.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário