domingo, 20 de agosto de 2017

José Augusto Soares Barreto (1928 - 2017)

Dr.José Augusto Barreto com sua esposa Ceiça Barreto e seu filho Ricardo Barreto.

Publicdo originalmente no site CAJAB, em novembro de 2010.

José Augusto Soares Barreto. 

Nasceu em 16 de julho de 1928, em Nossa Senhora do Socorro/SE, filho de José Barreto de Góis e Olga Soares Barreto. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1952. Especialista em cardiologia pela Universidade de São Paulo em 1955 e fellowship em cardiologia pela Associação Americana de Cardiologia. Fez diversos cursos de aperfeiçoamento no Serviço de Cardiologia do Prof.Decourt, da USP e em outros países do mundo. Tornou-se professor emérito das disciplinas de clínica médica e cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Sergipe. Médico do Hospital de Cirurgia desde 1953, atendendo convite do Dr.Augusto Leite, chegando a dirigir o Centro de Estudos e a presidir o hospital, onde organizou a primeira Unidade de Terapia Intensiva do Estado de Sergipe. Organizou ainda a UTI do Tórax em Salvador. Fundador do hospital e presidente da Fundação São Lucas, a primeira a obter certificação do Ministério da Saúde em Sergipe. Presidiu a Sociedade Médica de Sergipe (1963-1964). Membro fundador da Academia Sergipana de Medicina, onde ocupa a cadeira de número dezessete, que tem como patrono o Dr.João Batista Perez Garcia Moreno.

A Clínica e Hospital São Lucas com 39 anos de existência está ajudando a salvar, manter e prolongar a vida. O pontapé inicial para chegar ao que é hoje – um complexo formado por hospital, laboratórios, consultórios, urgência – foi fundado em 1969, a partir da construção de uma clínica ambulatorial pelo médico José Augusto Barreto e Dr. Dietrich W. Todt que juntos com uma equipe de colegas idealistas construíram esta grande obra. Depois de dois anos de atividades, foi organizado o Serviço de Urgências Médicas, idealizado para fazer atendimentos na própria sede e em domicílio. Mais tarde, através de um programa da Caixa Econômica que disponibilizava recursos para hospitais, clínicas, escolas, creches, etc, foi criado o São Lucas Médico-Hospitalar Ltda, com a participação de outros acionistas. Foi erguida a Unidade de Internação, e, em 30 de setembro de 1978, era inaugurado o Hospital São Lucas.

Para acompanhar a evolução da Medicina, o Hospital necessitou ser ampliado no final da década de 80, o que só foi possível com a incorporação de salas de consultórios para médicos que trabalhavam na clínica, além de empréstimos através do BNB e Banese. A partir de então, a Clínica e Hospital São Lucas tem acompanhado o desenvolvimento técnico-científico, constituindo-se numa unidade moderna e bem aparelhada.

 José Augusto Soares Barreto: um médico, um empreendedor, um cidadão, que seus 80 anos coberto pela glória do seu trabalho, e pelo exemplo da sua consciência de líder.

Texto e imagem reproduzidos do site: cajab.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário