terça-feira, 22 de agosto de 2017

Patrimônio Cultural de Sergipe

Folclore Sergipano, em Laranjeiras/SE.
Foto: Adilson Andrade/Reproduzida do site: flickr.com
Postada pelo blog: 'SERGIPE...', para ilustrar o presente artigo. 

Patrimônio Cultural de Sergipe

Aborda o patrimônio cultural de Sergipe, juntamente com a conceituação do que seja Patrimônio cultural.

O Patrimônio Cultural:

Patrimônio Cultural pode ser definido como um conjunto de bens culturais, antigos e novos, representativo das manifestações culturais de uma nação ou de um povo.É incomensurável o número total de bens que compõem o Patrimônio Cultural de um povo, de uma nação ou de um pequeno município.O Patrimônio Cultural de uma sociedade ou de uma região ou de uma nação é bastante diversificado, sofrendo permanentemente alterações.Nem só de cidades e monumentos é formado o Patrimônio Cultural: quadros, livros ou mesmo fotografias que documentem a memória e os costumes de uma época também fazem parte do acervo cultural.
o Patrimônio Cultural de Sergipe

Mesmo tombado pelo governo, o patrimônio arquitetônico de Sergipe está abandonado e  muitos monumentos já se tornam ruínas: Igreja Matriz Nosso Senhor dos Passos (Maruim), Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Neópolis), Capela da Fazenda Santa Aninha (Laranjeiras), Igreja de Nossa Senhora de Nazaré (São Cristóvão), Prédio do Cultart (Aracaju), Carrossel do Tobias, Casarões e Igrejas em São Cristóvão e Laranjeiras.O Museu Histórico de Sergipe foi criado em 1960, tendo como finalidade dar proteção aos bens culturais de Sergipe e expor sua coleção à visitação pública.

A primeira ideia de preservar o Patrimônio Artístico-Sacro de Sergipe foi de Dom Fernando Gomes, que se preocupava com o desaparecimento continuo de peças do Acervo Sacro de Sergipe. O Acervo Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico da cidade de São Cristóvão é considerado Monumento Nacional (Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O Museu de Arte Sacra de São Cristóvão possui em seu acervo objetos que se distinguem pela alta qualidade artística, outros pelo sentido histórico ou, ainda, pela riqueza do material empregado em sua confecção como o ouro, a prata e pedras preciosas. O Museu de Arte Sacra de Laranjeiras foi criado com a finalidade de preservar o Patrimônio Artístico de Laranjeiras.

· Estudiosos de nosso folclore:

- Sílvio Romero, Clodomir Silva e Jakcson da Silva Lima.

- O folclore é uma manifestação espontânea da alma do povo, por isso é algo vivo e dinâmico.

· Manifestações da Cultura Popular em Sergipe:

 Fonte: DINIZ, Diana M. F. L. (coord.). Textos para a História de Sergipe. UFS.1991.

Texto e quadro de manifestações reproduzidos do site: vestibularseriado.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário