quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Praça São Francisco, no município de São Cristóvão


A Praça São Francisco representa o coração da parte alta de São Cristóvão, abrigando as estruturas políticas, judiciais e religiosas do centro da cidade. O espaço foi construído no final do século XVI e início do século XVII e permanece ao longo desses mais de quatrocentos anos uma referência da história e também da identidade sergipana.

Em 2008, a candidatura da Praça São Francisco como Patrimônio Mundial da Humanidade foi aprovada durante a 32ª Sessão do Comitê de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) realizada na cidade de Québec, no Canadá. A chancela do título foi conquistada em agosto de 2010, tornando o espaço o 18º Patrimônio Mundial da Humanidade no Brasil.

Uma comissão gestora é responsável pela manutenção do espaço e sua permanência na lista da Unesco, com base nos critérios de valoração N° II que se refere à questões como: intercâmbio de valores humanos, ao longo do tempo ou dentro de uma área cultural do mundo; e N° IV, visto que se trata de um exemplar excepcional de um tipo de edifício, conjunto arquitetônico ou paisagem que ilustra estágios significativos da história humana.

Texto e imagem reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário