segunda-feira, 19 de junho de 2017

Animação da torcida marca a segunda noite no Arraiá do Gonzagão

 Quadrilha Buscapé, de Lagarto.

 Quadrilha Meu Xodó de São Cristóvão.

 Meu Xodó falou sobre o “Clamor da Floresta”.


 Qaudrilha levou a temática “O beija e a flor”.

 Cláudio, noivo da Asa branca, dança no primeiro ano Asa Branca.

 Asa Branca levantou o público.

 Pioneiros da Roça encerrou a noite.


Fotos: Pritty Reis

Publicado originalmente no site da SECULT, em 19 de junho de 2017.

Animação da torcida marca a segunda noite no Arraiá do Gonzagão

A chuva não deu trégua no início da noite do último domingo, 18, no Conjunto Augusto Franco, mas isso não desanimou a comunidade que cerca o Complexo Cultural Gonzagão. A população compareceu em peso na segunda noite do Arraiá que faz parte da programação do Encontro Nordestino de Cultura, evento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com Patrocínio do Banese e Caixa, e apoio do Sebrae, Maratá, Unit e Fundação Aperipê.

Na segunda noite de eliminatórias do Concurso de Quadrilhas mais tradicional da região, cinco grupos estavam previstos para se apresentar. Eram eles: Meu Xodó, da cidade de São Cristóvão; Tradicão Junina, do município de Simão Dias; Buscapé, de Lagarto; Pioneiros da Roça e Asa Branca, ambas de Aracaju. A quadrilha Tradição Junina não compareceu as eliminatórias e foi desclassificada.

O público presente dava força a cada quadrilha que entrava na arena de apresentações. Por ser da comunidade do Augusto Franco, a Asa Branca conseguiu durante sua execução, agitar ainda mais o público. “Para mim quadrilha é paixão de berço. Meus filhos dançam e em todas as apresentações faço questão de acompanhar. Aqui no Gonzagão então, não podia deixar de vvir prestigiar”, afirmou a aposentada Vera Vieira, de 45 anos.

O casal Max Narciso e Raydssa Costa, também era dos mais entusiasmados com a festa. Ambos moram nas proximidades do Gonzagão e destacaram a importância de manter eventos da tradição junina naquele espaço. “A tradição das festas juninas está acabando, e por isso acho tão interessante manter essa festa que acontece aqui. Acho, inclusive, que deveria haver mais eventos dessa natureza no decorrer do ano, para integrar ainda mais a comunidade ao espaço”, afirmou o rapaz.

Classificados

A temática “O beija e a flor” da Asa Branca e “Uma terra sem povo, para um povo sem terra”, da Pioneiros da Roça saíram vitoriosos na noite do domingo. Para os representantes das quadrilhas, a participação do concurso do Arraiá do Gonzagão é fundamental para as quadrilhas sergipanas. “Estamos cada vez mais escassos de concursos de quadrilhas, por isso precisamos sempre participar de todos que tivermos oportunidade. Esse aqui, principalmente, por sua tradição, nos motiva muito a competir”, afirmou Luis Rogério, marcador da quadrilha Pioneiros da Roça.

Já o noivo da quadrilha Asa Branca, Claudio Junior, lembrou o quanto a torcida da comunidade foi fundamental para o desempenho e classificação do grupo. “Danço há mais de 16 anos, mas este é o primeiro aqui na Asa Branca. A expectativa estava enorme e foi superada, pois quando a quadrilha está na sua comunidade, ela sempre sai fortalecida da competição”, frisou.

Próximas eliminatórias

Na próxima sexta-feira, 23, as eliminatórias retornam no Gonzagão, com apresentação das quadrilhas Apaga Fogueira, Retirantes do Sertão, Asa Branca de Simão Dias, Meu Sertão, Poerinha do Sertão e Chamego Bom. As apresentações iniciam às 20h.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário