domingo, 25 de junho de 2017

Arraiá do Povo agita o público na véspera do São João







Fotos Jessika Lima.

Publicado originalmente no site da SECULT, em 24 de junho de 2017.

Arraiá do Povo agita o público na véspera do São João.

O evento segue até o dia 30 de junho com mais de 50 atrações.

A segunda noite de programação do Arraiá do Povo atraiu famílias, turistas e visitantes que vieram prestigiar o melhor da cultura junina. Em sua 10ª edição, o evento superou mais uma noite chuvosa, com um público que lotou a praça de eventos da Orla de Atalaia nesta sexta-feira, 23, na véspera do São João.

O show animado de Helber Mateus abriu a programação da noite, com composições próprias mescladas a grandes sucessos do forró nordestino.  Na sequência a Quadrilha Junina Pioneiros da Roça encantou o público com suas cores e a dança, trazendo o tema “Uma terra sem povo, para um povo sem terra”.

A noite também teve como destaque as atrações sergipanas Casaca de Couro e Amorosa. “O Encontro Nordestino de Cultura é o evento que os grandes nomes da música sergipana esperam para tocar, e a Casaca de Couro ser selecionada mais uma vez para estar aqui, é uma demonstração de que nós também estamos no caminho certo”, argumentou o vocalista e sanfoneiro da banda, Joaquim Antônio.

“Para mim, estar aqui é uma alegria grande, um motivo muito especial. Porque poucos palcos este ano, estão abertos para a verdadeira cultura nordestina. Eu me sinto muito honrada em estar voltando aos shows de praça pública em um evento como este. O Governo do Estado está de parabéns por proporcionar ao povo o que é do povo, que é a manutenção da sua cultura”, defendeu Amorosa.

Pela primeira vez em Sergipe, a Banda Rastapé de São Paulo encerrou as apresentações da noite. “Achei demais, a festa é maravilhosa com muita gente curtindo. Já ouvia falar do Arraiá do Povo, mas estamos conhecendo agora. Acho importantíssimo festas assim, que exaltem a cultura do Nordeste através do nosso forró, preservando e respeitando esta tradição”, opinou Jorge Filho, vocalista da Rastapé.

Programação não para

Já no Coreto Ismar Barreto, Odir Caius trouxe mais uma vez seu repertório, seguido da apresentação do Samba de Coco da Barra dos Coqueiros e de Gilvan Lima. Aos 82 anos de idade, Dona Iolanda, mestre do Samba de Coco, afirma que gosta muito de participar do Arraiá do Povo. “A cultura de sergipana é uma coisa maravilhosa e eu me sinto muito bem de fazer parte dela, assim como todas que gostamos de brincar no Samba de Coco. Então para mim, este evento é maravilhoso”, ressaltou.

Este ano, a festa segue até o dia 30 de junho, reunindo mais de 50 atrações entre artistas e bandas sergipanas, nordestinas e de destaque nacional, quadrilhas e grupos folclóricos, selecionadas via edital. Mais uma vez, o espaço conta com toda infraestrutura para os visitantes, formando uma verdadeira vila do interior, com igreja, bodega, estandes de comidas típicas, artesanato, além de espaço kids, tablado e palco.

Acompanhada da filha Isadora de um aninho, Rosângela Nascimento de Carvalho elogiou o evento. “Sou sergipana e venho todos os anos para Arraiá do Povo. Gosto de vir porque a programação é bem legal, todos os dias estão bons no meu ponto de vista. Além disso, é um ambiente mais familiar, aonde eu posso trazer minha filha também para ela começar a conhecer a nossa cultura”.

Já o paulista do Guarujá, Fernando Alves, que veio ao estado a trabalho, foi pego de surpresa pelo Arraiá do Povo. “Esta é a primeira vez que venho a Sergipe e fiquei maravilhado em me deparar com esta festa linda, repleta de elementos da cultura local. O espaça é organizado, alegre. Gostei muito”, afirmou...

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário