domingo, 25 de junho de 2017

Público lota último dia de eliminatória do Arraiá do Gonzagão






Fotos: Ascom/Secult.

Publicado originalmente no site da SECULT, em 25 de junho de 2017.

Público lota último dia de eliminatória do Arraiá do Gonzagão.

As quadrilhas ainda estavam chegando, quando o público já ocupava os espaços do Complexo Gonzagão na noite de São João, 24. Nos olhares era fácil notar a expectativa que tomava conta de todos presentes. O tradicional Arraiá do Gonzagão ganhava vida em sua última noite de eliminatórias, agora restavam apenas três vagas para a próxima fase e as quadrilhas precisavam vir afinadas.

Sorriso no rosto, brilhos nos vestidos, e lágrimas de emoção foram presenças marcantes nessa noite. Na programação estava prevista seis quadrilhas para se apresentar. Eram elas: Laranjeirense, Xodó da Vila, Balança Mais Não Cai, Amor Caipira, Balanço Nordestino e Século XX, porém a Laranjeirense foi desclassificada, pois não conseguiu chegar a tempo para apresentação.

Presente em todas as noites do Arraia, dona Maria Antônia estava feliz com o que havia visto. “É tão bom saber que nossa cultura continua viva e que existe pessoas que ainda têm o prazer de dissemina-la. Notei que existia o encontro de gerações dentro das quadrilhas e isso é muito importante, pois mostra que essa tradição não morrerá”, afirmou.

O ex-quadrilheiro, Igor Cruz, foi um dos jurados da noite e falou sobre a qualidade das apresentações, mas lamentando o desaparecimento de quadrilhas tradicionais, que não conseguiram acompanhar a modernização e o alto custo da atividade. “Eu confesso que essa etapa está sendo muito difícil, pois as quadrilhas a cada ano que passa se aprimoram mais e mais. Eu já vivi esse mundo e sei como é difícil mantar viva essa tradição. E por essas dificuldades é que muitas quadrilhas não conseguem acompanhar esse desenvolvimento e chegam ao fim. Isso é muito triste, mas espero que eventos como esse, que fomentam a cultura, seja cada vez mais presentes”, completou.

Classificação

As quadrilhas Século XX, Xodó da Vila, Amor Caipira foram as classificadas da noite, completando assim a lista de competições para a semifinais. O marcador da Século XX parabenizou o Governo do Estado por lutar pela Cultura e não abrir mão de incentivar a tradição do período junino. “Entramos querendo vencer, e com determinação conseguimos atingir o nosso objetivo. Eventos como esses são muito importantes e não posso deixar de agradecer ao Governo por tudo isso. E agora que venham as próximas etapas, estamos prontos”, conclui Joel Reis.

O vice-presidente da Xodó da Vila, Ginaldo Santos, frisou que na apresentação da noite eles não mostraram tudo que prepararam, e que na próxima etapa irão dar trabalho. “Entramos com apenas 80% do nosso espetáculo na noite de hoje e garantimos que ainda guardamos muitas coisas boas para a semifinal. Então os nossos concorrentes que nos aguardem, pois iremos mostrar o nosso melhor”.

Semifinal

As semifinais terão início nesse domingo, 25, a partir da 18h com apresentação das quadrilhas Chamego Bom, Assum Preto, Asa Branca, Século XX. O Arraiá do Gonzagão faz parte do Encontro Nordestino de Cultura, evento promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com patrocínio do Banese Corretora de Seguros, Caixa Econômica Federal e apoio da Unit, Maratá, Sebrae, Fundação Aperipê, Secretaria de Estado do Turismo e Assembleia Legislativa. Participaram do evento a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a Polícia Militar, Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Inclusão Social, Secretaria de Comunicação, Emsetur, Pacific Eventos e BHS Eventos.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário