quarta-feira, 14 de junho de 2017

Artista sergipano Véio, é homenageado com o Prêmio Itaú Cultural.


Fotos: Kadydja Albuquerque

Publicado originalmente no site Expressão Sergipana, em 13 de junho de 2017.

Da Redação.

O Prêmio Itaú Cultural, anunciado nesta segunda-feira (12) como comemoração por seus 30 anos, elegeu personalidades da cultura que se destacaram em suas áreas.

Na categoria “criar”, os premiados foram a coreógrafa Lia Rodrigues e o artista sergipano Véio. Durante a entrega do prêmio, Véio homenageou o povo sergipano. “Estou aqui em nome da arte e em nome do Sergipe”, afirmou o artista.

Já na categoria “aprender”, foram eleitos a educadora Ana Mae Barbosa e o capoeirista Mestre Meia-Noite. Na “experimentar”, por sua vez, os escolhidos foram Hermeto Pascoal e o Teatro da Vertigem. E na “inspirar” os vencedores foram Eliana Sousa Silva, fundadora da ONG Redes de Desenvolvimento da Maré, e a arqueóloga Niède Guidon.

Véio.

Cícero Alves dos Santos, o Véio, é um artista sergipano que utiliza a madeira para representar o seu olhar inusitado sobre o homem e a vida no sertão nordestino. Nascido no município de Nossa Senhora da Glória em 12 de maio de 1947, o artista recebeu o apelido de Véio, por que desde criança gostava de ficar junto aos mais velhos escutando suas conversas. Hoje, Véio é um nome dos mais destacados na arte popular brasileira, tendo participado de importantes exposições no Brasil e no exterior. Suas obras ainda fazem partem do acervo de muitas galerias dedicadas à arte popular, assim como de muitas coleções particulares.

Prêmio Itaú Cultural. 

O Prêmio Itaú Cultural 30 Anos homenageia nomes e instituições em cinco categorias: Aprender, Criar, Experimentar, Inspirar e Mobilizar – cada uma contempla dois premiados. Além de Véio, outros nomes que receberão a premiação de R$ 100 mil e um troféu são Ana Mae Barbosa, Mestre Meia Noite, Lia Rodrigues, Eliane Souza, Hermeto Pascoal, Teatro da Vertigem, Niède Guidon, Davi Kopenawa e Sueli Carneiro.

Texto e imagens reproduzidos do site: expressaosergipana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário