sexta-feira, 23 de junho de 2017

José Amado Nascimento (1916 - 2017)

Foto: Arquivo Pascoal Maynard.
Postada por SERGIPE..., para ilustrar o presente artigo.

Publicado originalmente no site do TCE, em 22/06/2017

Sergipe se despede de José Amado Nascimento, conselheiro aposentado do TCE

Faleceu nesta quinta-feira, 22, por volta das 13 horas, José Amado Nascimento, conselheiro aposentado do Tribunal de Contas de Sergipe. Ele faria 101 anos no próximo dia 1º de agosto. No ano passado, o TCE-SE comemorou o seu centenário lançando o livro com suas “Obras Reunidas” e o documentário “Amado José”, sobre sua vida e obra. O corpo está sendo velado na casa dele, à Rua Lagarto 2231, onde morreu de falência de múltiplos órgãos. O sepultamento será às 10 horas desta sexta-feira, 23, no Cemitério Santa Isabel.

Nascido no dia 1º de agosto de 1916, José Amado Nascimento foi técnico de contabilidade, bacharel em Direito, e nomeado juiz conselheiro do TCE em 1970 pelo então governador do Estado, Lourival Baptista. Fez parte da primeira turma de conselheiros do Tribunal, que chegou a presidir. Desempenhou a função até 1985, quando se aposentou.

Em 1961, diplomou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Sergipe, da qual foi professor. Também ensinou na Faculdade de Ciências Econômicas e na Faculdade Católica de Filosofia. Era poeta, jornalista e pensador cristão, chegando a dirigir o jornal diocesano “A Cruzada”.

Era imortal da Academia Sergipana de Letras desde 1971, ocupando a cadeira nº 6, que pertenceu a Gilberto Amado. Em homenagem ao serviço prestado à Corte Sergipana, a Escola de Contas do Tribunal foi batizada com seu nome. José Amado Nascimento era viúvo de Maria José Santos e deixa cinco filhos e netos.

Texto reproduzido do site: tce.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário