domingo, 25 de junho de 2017

Arraiá do Gonzagão aquece comércio do Augusto Franco










Fotos: Pritty Reis.

Publicado originalmente no site da SECULT, em 24 de junho de 2017

Arraiá do Gonzagão aquece comércio do Augusto Franco

Comemorando 20 anos de sua criação, a festa movimenta o comércio dentro e nas redondezas do Complexo.

Tradicional não só para os quadrilheiros e para a comunidade que curte a festa, o Arraiá do Gonzagão é muito esperado também pelos comerciantes  e vendedores ambulantes daquela região, onde é garantida uma renda extra nesse período. Esse ano não poderia ser diferente, por isso, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com o compromisso de preservar e manter viva a cultura dos festejos juninos não mediu esforços e buscaram dar continuidade a essa tradição.

Na noite de véspera de São João, em mais etapa de eliminatórias do concurso de Quadrilhas do Complexo Gonzagão, os comerciantes foram presença constante. Carlos Tadeu, comerciante presente em todos os anos da festa, parabeniza o Governo e pede para que nunca seja perdida a essência de nossa cultura nesse ponto da cidade. “O Gonzagão tem história, tem tradição, eu espero todos os anos o período do São João para tirar uma renda extra. Só tenho o que agradecer a todos, mais um ano a festa está linda, e graças a Deus, bem rentável, não só para mim, mas como para todos vendedores aqui presente”, afirmou.

A animação era grande  por todos os lados e para vendedora ambulante, Selminha, não foi diferente. Ela se balançava no ritmo do forró tocado pelos Trios Pé de Serra, que embalavam  as quadrilhas. Para ela a melhor parte de colocar seu comércio no Arraiá do Gonzagão é a tranquilidade do espaço. “Aqui nós conseguimos comercializar nossos produtos com sossego, pois o espaço é fechado, com segurança. Espero continuar presente nos próximos anos”, disse.

Competição

Na noite se apresentaram as Quadrilhas Meu Sertão, Retirantes do Sertão, Chamego Bom, Poerinha do Sertão, Apaga Fogueira e Asa Branca de Simão Dias. A Asa Branca foi desclassificada, pois não conseguiu chegar a tempo para apresentação e foram classificadas para disputar as semifinais  Meu Sertão e Retirantes da Roça.

A expectativa era grande para todas as apresentações, como disse  o marcador da quadrilha Meu Sertão, Alexandre Marques. De acordo com ele, o grupo preparou uma apresentação completa para a noite de eliminatória, com a intenção de passar para a próxima etapa. “Todo mundo entra aqui com vontade de ganhar, por isso preparamos o nosso melhor e no fim conseguimos um bom resultado, agora é continuar ensaiando para as próximas fases”, frisou.

Neste sábado, 24, a partir das 20h, acontece mais uma etapa de eliminatórias. Desta vez, se apresentam Xodó da Vila, Laranjeirense, Balança mais não cai, Amor Caipira, Século XX e Balanço do Nordeste.

Concurso do Arranca Unha

Devido as fortes chuvas que caíram na noite da sexta-feira, 23, o Concurso de Quadrilhas do Centro de Criatividade precisou ser adiado. A eliminatória foi transferida para a próxima segunda-feira, com as mesmas quadrilhas que se apresentariam na sexta-feira. Hoje, 24, se apresentam as quadrilhas Asa Branca de Simão Dias, Pioneiros da Roça, Apaga Fogueira, Chamego Bom, Flor Nordestina e Tradição Junina. A competição começa a partir das 20h...

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário