quarta-feira, 28 de junho de 2017

Arrastapé da Melhor Idade reúne mais de 700 idosos na Orla de Atalaia




Eliane Aquino, vice-prefeita e secretária da Assistência Social.

 Berenice Francisca, usuária do CRAS Santa Maria.

 Ana Maria dos Santos, usuária do CRAS Pedro Averan.

Fotos: Danillo França.

Publicado originalmente no Portal Infonet, em 27/06/2017.

Arrastapé da Melhor Idade reúne mais de 700 idosos na Orla de Atalaia

Aproveitando o clima de festa e alegria das comemorações do mês de junho, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semasc), realizou na tarde desta terça, 27, o “Arrastapé da Melhor Idade”. Em conjunto com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura, o evento aconteceu no Arraiá do Povo, localizado na Orla de Atalaia, e reuniu 700 idosos atendidos pelos equipamentos do município.

Para a vice-prefeita e secretária da Assistência Social de Aracaju, Eliane Aquino, essa festa tem um significado diferente para o público da terceira idade: diversão e respeito. “Nós queremos aproximar as famílias e fazer com que elas tenham realmente mais qualidade de vida e trazer os idosos para festejar o São João, que é uma das festas mais importantes do estado de Sergipe, e fazer valer também o direito que eles têm à diversão”.

Eliane ainda acrescenta que as parcerias para a realização de um evento desse porte são primordiais. “Nós pegamos uma prefeitura onde o déficit financeiro estava em R$ 540 milhões. Estamos fazendo absolutamente tudo que podemos para angariar aliados nesse sentido, para que possamos fazer cada vez mais para a nossa população. Nós só conseguimos estar aqui, com os nossos idosos, porque essa foi uma festa com uma grande parceria em todos os sentidos. Um evento feito a várias mãos, em prol do nosso povo”.

Para Inácia Britto, diretora da Proteção Especial, o evento tem a propriedade de fortalecer os vínculos dos usuários das unidades da Assistência com a comunidade e entre a família.  “Esse evento é a culminância dos arraiás que realizamos nos equipamentos da Secretaria de Assistência. O Serviço Único da Assistência Social (SUAS), através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), busca sempre valorizar a cultura local e é isso que fizemos aqui, já que o período junino é tão forte em nossa região”.

Se para os gestores o olhar do Arrastapé da Melhor Idade é voltado para as interações sociais, para quem está na ponta, usufruindo do serviço, o mais importante é “quebrar o caranguejo” e dançar no ritmo da sanfona.

Ana Maria dos Santos Silva é usuária do Cras Pedro Averan e acredita ser impossível não se alegrar em um evento como esse. “Não tem como não se divertir. Já dancei, já desfilei concorrendo ao posto de Rainha do Milho 2017, já comi comidas típicas e já brinquei com todo mundo. O que a gente mais queria que acontecesse era o nosso forrózinho e o nosso prefeito Edvaldo Nogueira e a nossa vice-prefeita Eliane Aquino nos deram. É alegria demais”.

Berenice Francisca dos Santos, referenciada no Cras Santa Maria aproveitou o Arrastapé para colocar a conversa em dia com as amigas e colocar o corpo em movimento. “Essa festa foi ótima. Vim pra cá toda enfeitada pra dançar, ver minhas amigas e aproveitar o São João. Fomos curtindo, rebolando e arrochando até de noite, sem cansar".

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário