sábado, 8 de julho de 2017

Exposição “Cangaço Moderno” é lançada na Galeria J. Inácio




Publicado originalmente no site Agência SE., em 07 de Julho de 2017.

Exposição “Cangaço Moderno” é lançada na Galeria J. Inácio.

Artista Crec Leão é o selecionado da vez pelo Edital de ocupação da galeria. Mostra está aberta à visitação até 31 de agosto.

Ícones do cangaço nordestino compõem a exposição “Cangaço Moderno – Segunda Edição”, do artista visual Crec Leão, lançada nesta quinta-feira, 06, na Galeria de Arte J. Inácio. A mostra é a terceira das seis exposições selecionadas pelo Edital de Ocupação 2017, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e segue aberta ao público até o dia 31 de agosto.

O conceito é dividido em partes dentro da série: as obras que levam o nome de Lampião trazem o personagem sertanejo para um futuro que ainda não existe em que a personificação do anti-herói se faz latente como um personagem híbrido de histórias em quadrinhos. As peças tratam um contexto amplo misturando épocas, dinâmicas sociais e cores, explorando materiais convencionais e não convencionais.

A exposição conta com 20 quadros que trazem imagens dos comandados de Lampião em combate junto a suas histórias contadas e fotografadas. Nas obras que compõem o espaço, Crec Leão reinscreve paisagens, retratos e diálogos com os personagens Lampião, Maria Bonita, cangaceiros e espectadores. “Crec é o terceiro selecionado do edital e traz para suas telas a diversidade cultural do Cangaço em uma visão moderna. Conhecer e prestigiar os artistas que estão em nosso estado é fundamental”, destacou a diretora da J. Inácio, Jane Junqueira.

Pernambucano radicado em São Paulo, residindo em Aracaju há oito anos, o artista plástico Crec Leão abusa das cores em suas telas, com referência da pop arte e do dadaísmo. “Nesta obra eu faço a fusão do cangaço com o contemporâneo. Não existe uniformidade. A pluralidade é que faz a harmonia da obra”, explicou.

Mandacarus e cabaças mesclados com joysticks e manômetros impressionam pelo impacto visual. O público presente no lançamento gostou do que viu.  “Gosto muito de visitar exposições e esta, em especial, me impressionou pelos detalhes e conexões. Como nordestino, sinto como se estas telas me transportassem para um lugar conhecido”, comentou o farmacêutico, Raony Milet.

Serviço

Para os interessados em visitar a Exposição, a Galeria fica em anexo a Biblioteca Pública Epifânio Dória, localizada na Rua Dr. Leonardo Leite, s/n, Bairro 13 de Julho, Aracaju. Escolas e grupos interessados em agendar visitas podem entrar em contato pelo telefone (79) 3179 – 1969.

Texto e imagens reproduzidos do site: agencia.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário