domingo, 2 de julho de 2017

Público se despede do Arraiá do Povo

 Samba de Pareia fez a festa no Coreto.

 Tradição do grupo tem mais de 50 anos.

 Dona Nadir falou da alegria em estar na festa.


 Grupo venceu concurso do Gonzagao.

 Eles também estão na final do Arranca Unha.

 Quadrilha Século XX fez uma linda apresentação.

 Tom Robson abriu a noite.

Show convidou o publico para o espaço.

Publicado originalmente no site da SECULT, em 2 de julho de 2017.

Público se despede do Arraiá do Povo

O clima foi de despedida, mas era nítida a alegria do público e a satisfação da coordenação em ter concluído mais uma edição do Arraiá do Povo. Esse ano comemorando 10 anos de criação, o arraiá já é um dos eventos mais esperados pelos sergipanos, turistas, comerciantes e artistas locais, que encontram na festa um espaço de incentivo cultural, além da oportunidade de fazer bons negócios . 

Foram 10 dias de muita festa, onde o público se sentiu em casa. Um dos pontos que mais valorizam a festa é a tranquilidade com a qual ela acontece. Ao longo dos dez dias, nenhuma ocorrência policial foi registrada, validando por mais um ano a marca de que a festa é um espaço tranquilo e de ambiente familiar.

O aposentado Raimundo Silva, ao enfatizar a valorização da cultura nordestina e sergipana presente na festa falou da sua alegria em comparecer ao último dia do evento. “Em primeiro lugar eu gostaria de dizer que o Governador está de parabéns em preservar nossas origens. Sou grande frequentador do arraiá, pois aqui eu encontro um local onde posso me divertir junto com a família com clima agradável”, afirmou. 

A saudade já era muita, mas os pensamentos estavam voltados para a próxima edição. “ Esse ano a chuva nos atrapalhou um pouco, mas nada que impedisse o brilho da festa. Essa edição foi bastante especial para mim, pelo simples fato de sentir que a participação dos artistas locais foi unânime. É muito importante que essa característica se mantenha nas edições seguintes”, disse a estudante Natália da Silva.

Apresentações

A programação da noite foi iniciada com o cantor aracajuano Tom Robson. Em seguida a quadrilha Século XX, vencedora do concurso do Arraiá do Gonzagão, garantiu a animação do público. Estava prevista também a apresentação da quadrilha vencedora do Concurso do Arranca Unha, porém, devido a chuva, a final não pode ser realizada no dia 30 de junho como estava previsto. Após a quadrilha Século XX,, Antonio Carlos do Aracaju recordou antigos forrós e fechando a noite no palco Clemilda, o cantor Zé  Américo do Campo do Brito.

“Há muitos anos trabalho com música, com a cultura e com a culinária nordestina. Estou muito contente em fazer parte de um evento tão grande e significativo para nós forrozeiros. Nosso governador está de parabéns por dar valor a nossa cultura e manter viva a nossa tradição. Aqui tivemos oportunidade de mostrar oq temos de melhor em nosso Estado e isso foi feito com maestria”, comenta Zé Americo.

No Coreto, o forró ficou por conta do cantor Odir Caius e o Grupo de Samba de Pareia da Mussuca, povoado da cidade de Laranjeiras-SE. Dona Nadir da Mussuca, se orgulha em poder levar sua dança para fora do povoado de origem e mostrar um pouco de sua cultura. “Somos um grupo de mais de 50 anos, nossa dança tem origens escravas. Poder mostrar um pouco do que temos é muito importante e nos alegra bastante. Não vamos deixar nossa cultura morrer, não podemos esquecer nossa maior riqueza”, completou.

Muita emoção também marcou a noite. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura homenageou a alguns artistas sergipanos que se destacaram nesta edição do evento. Os homenageados foram: Antônio Carlos Du Aracaju, Casaca de Couro, Banda Balança Eu, Trio Maturi, Odir Caius, Glauber do Acordeon, Sena, Fernando Crateus, Lourinho do Acordeon e Correia dos 8 Baixos.

Sobre o evento

O Arraiá do Povo faz parte do Encontro Nordestino de Cultura, promovido pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com patrocínio do Banese, Caixa Econômica Federal e Funcart, além do apoio da Unit, Maratá, Sebrae e Fundação Aperipê, Assembleia Legislativa e Secretaria de Estado do Turismo.

Contribuem ainda com o evento o Conselho Estadual de Cultura, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), A Polícia Militar, Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Inclusão Social, Secretaria de Comunicação, Emsetur, Pacific Eventos e BHS Eventos.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário