segunda-feira, 10 de julho de 2017

Quatro mulheres destacadas


Fotos reproduzidas do Google e postadas pelo blog 
"SERGIPE, sua terra e sua gente",  para ilustrar o presente artigo.

Publicado originalmente no Blog do Portal Infonet, em 30/10/2009.

Quatro mulheres destacadas.
Por Odilon Cabral Machado.

O noticiário desta última quinzena de outubro (2009) consternou a nossa sociedade com o falecimento de quatro grandes mulheres: Lígia Maynard Garcez (dia 20, aos 88 anos), Estelita Vilasboas (dia 21, aos 94 anos), Yeda Mesquita Matos Miranda (dia 24, aos 90 anos) e a notável Professora de História Maria Thetis Nunes (dia 25, aos 86 anos), mais que notável doutora em humanidades, de imorredoura saudade para uma vasta geração de alunos.

Quatro mulheres, todas longevas, cercadas por seus familiares, admiradores e amigos, a cidade lamentando a perda acontecida tornando mais pobre o nosso entorno pessoal e coletivo.

Se a Professora Thetis Nunes e a Sra. Lígia Maynard estão mais inseridas na História sergipana, uma como pesquisadora e historiógrafa, e a segunda vivendo muito destes mesmos feitos, sobretudo na primeira metade do século passado com os movimentos revolucionários tenentistas em terras áridas sergipanas, Dona Estelita leva consigo farta memória da ação educativa de gerações de alunos do Colégio Tobias Barreto, enquanto Dona Yeda muito testificou da vida e do esforço comercial de vasta geração de lojistas da Rua João Pessoa, o nosso atual calçadão.

Com Lígia Maynard Garcez, extingue-se um testemunho real, sofrido e vivido, dos feitos vibrantes de uma época em que o idealismo e a rebeldia da mocidade fizeram ferver o cenário político nacional.

Lígia, desde o nascimento, vivera e sofrera os revezes deste tempo, já bem longe, distante e criminosamente esquecido, afinal o seu pai, Augusto Maynard Gomes, um dos grandes revolucionários daquela época, talvez tenha sido o último herói sergipano, nascido nestas nossas estéreis areias, tão carentes de homens e de idéias. Mas para que precisarmos de heróis se um dramaturgo inteligente grasnou decepcionado; “Triste de um povo que precisa de heróis!”? Será que, até por conseqüência ou corolário, teria Bertolt Brecht achado a sinfonia “A Heróica” uma composição para surdos, ou uma tolice de Beethoven?

Mas, se o movimento tenentista já não enseja nem odes, nem hinos, e é hoje considerado um excedente de intolerância e autoritarismo, pelo menos tem servido para a pesquisa e a compilação de cientistas historiadores como Thetis, a professora que agora também nos deixou, legando-nos um exemplo dignificante em eficiência e honorabilidade, isenção e integridade. Exemplo que precisa ser lembrado e enaltecido desde a cova ainda aberta, a fim de que não resulte o esquecimento, que a tudo nivela e degrada.

E esta terraplanagem deletéria se faz maior quando o historiador, em hemiplegia mental e letal, refaz a história, num relato arrevessado, por mal intencionado, fazendo o vilão virar mocinho, o mártir restar cobarde e o herói findar bandido, sem falar de outros que não escrevem, mas contam boatos tornados fatos, por repetição de crueldade.

Porque uma coisa é fazer história, como Augusto Maynard de arma na mão e tombando ferido, e a filha Lígia que tudo viu e testemunhou, sentindo na pele a perseguição na coxia, quando o drama quase virara tragédia. E bem diferente é narrá-la ou interpretá-la, sobretudo com programas corretivos, tipo photoshop, que apagam e recompõem o filme, o documento, a foto e o dado testemunhal.

Venha a prova material em papiro, em cerâmica ou cartolina, em celulose, mídias magnéticas ou em difração ondulatória, a prova material sempre se reforça na comprovação testemunhal, um desafio, sobremodo, para a chamada “objetividade do eunuco”, segundo a qual se exige do historiador o tratamento do fato com isenção, distância e assepsia, evitando a contaminação ideológica que todos temos, e é muito bom possuí-la, desde que assumida e confessada.

E a prova testemunhal, aquela repetida aos curumins, ainda vale, sobretudo pelo velho grito do pajé; “Meninos, eu vi!” Mesmo porque, já nos tempos atuais e muito mais no futuro, até uma pesquisa em DNA de uma múmia poderá truncar e desvirtuar uma dinastia, gerar uma apostasia ou inserir um adultério por vitupério. Assim, eis mais uma razão para o cientista não desprezar a oitiva e a análise do relato testemunhal. Este é um ponto inicial e fundamental para a isenção de facciosismos ideológicos e partidários, evitando que a ciência, tão pura e desprovida de maldade, seja utilizada em banalização e fraude.

Felizmente isto não tem acontecido em nossas terras, e neste particular louve-se o trabalho notável do historiador Ibarê Dantas, uma referência viva, de integridade científica e alta honorabilidade intelectual, para fustigar os que gostam de desvirtuar e apagar os feitos e os mal feitos dos homens.

Mas a vida é assim mesmo, dirão em maioria. Feitos e fatos sempre serão encobertos pela erosão do tempo, igual à poeira que aridifica com silício, e a brisa marinha que a tudo oxida e corrói.

Mas não seria isso um desvio humano; o esquecer tudo sem separar o útil do fútil? E não é melhor assim, dirá expressiva maioria, que o tempo apague tudo, como missão do homem em superação sucessiva, o passado pelo presente e o futuro pelo que lhe vem na frente?

Como não professo tal regra indiferente, permitam-me persistir e ousar pensar diferente. Por isso volto ao mote do artigo que precisa ser longo: Acho que nesta última quinzena de outubro, com a morte destas testemunhas, Sergipe ficou menor ainda, sobretudo a nossa história, que resta mais refém da ignorância e das manipulações perigosas.

Mas se o futuro é progressivo e inexorável, não é assim, doloridamente sofrido e pranteado, que os homens enxergam mais ao longe, por apoiados nos gigantes fenecidos? Ou a vida deveria ser uma mera recapitulação como o queria o frade vilão, imaginado por Umberto Eco, que queimava as obras consideradas deletérias à sua doutrina, impedindo o livre pensamento sem peias de prejulgamentos e concepções mesquinhas?

Não! Longe de ser uma mera recapitulação, a vida é, sobremodo, criação! Daí a tarefa assaz importante da história, recapitulando-a para vingar novos brotos de árvore frondosa, enraizada ao solo e se estendendo onidirecionalmente ao infinito.

E porque uma árvore não pode crescer em demanda ao sonho sem se prender ao solo que a nutre e sustenta, é necessário recapitular um pouco da vida que passa indiferente à nossa existência. Assim, é necessário dizer um pouco destas três mulheres, marcando seu exemplo indelével na vida de nosso estado.

Quando Lígia Maynard nasceu, em Belo Horizonte - MG, em 29 de janeiro de 1921, colho nos textos de Osmário Santos (um jornalista de um trabalho extraordinário, resgatando biografias com talento, graça e objetividade, como raros, na imprensa daqui e de fora, sobretudo na paulista, neste campo tão inapetente quanto anêmica), seus pais Augusto Maynard Gomes e Maria Anita Vieira ali residiam, onde o pai servia como oficial do exército.

Espírito telúrico e apegado aos laços familiares, o Tenente Maynard Gomes fez questão de dar a Lígia a naturalidade sergipana. Outros, talvez em pequenez de sergipanidade preferissem uma naturalidade mineira. Não foi o caso. Sergipe para ele era tudo ou quase isso.

Por ter um temperamento rebelde e insubmisso, Maynard, desde jovem, se inserira nos movimentos conspiratórios da caserna, envolvendo-se com diversos colegas e contemporâneos da escola militar, oficialidade que iria participar de várias rebeliões armadas.

Em 1904, aos dezenove anos e ainda cadete, participou da revolta contra a vacina obrigatória, medida considerada autoritária pelos setores mais esclarecidos da sociedade, que preferiam o livre arbítrio de não se deixar vacinar. Na verdade, aos olhos desapaixonados do presente, tratava-se de uma grande idiotia, repelir a verdade científica em meio a uma terrível epidemia. E assim uma revolução se fez contra o cientificismo lúcido do médico Osvaldo Cruz, então ministro de Rodrigues Alves.

A repressão fora vigorosa. Sucederam-se o fechamento das Escolas Militares da Praia Vermelha e do Realengo, a expulsão dos cadetes, alguns sofrendo reprimendas maiores por corte marcial, tendo Maynard retornado a Sergipe, expulso da escola militar.

Tempos depois, num novo governo, Afonso Pena reabriu as escolas militares, reintegrando os alunos, voltando Maynard a academia, saindo aspirante em 1910 e ingressando em 1919 na Escola de Oficiais do Exército, agora como 1º Tenente.
É ali na ESAO, que Maynard participa das insatisfações castrenses, frente à prisão do Marechal Hermes da Fonseca, acontecida em 1922, por conta do escândalo das cartas ofensivas do candidato eleito Artur Bernardes.

O episódio das cartas desonrantes ocorrera no ano anterior, em 1921, em pleno momento político eleitoral. Acusava-se Bernardes de ter escrito textos ofensivos à dignidade da tropa, chamando o Marechal Hermes da Fonseca de “sargentão sem compostura” e o exército constituído de “venais”.

Estas cartas, comprovadas depois como falsas, tinham sido publicadas pelo Jornal do Povo, “barrigada” mal intencionada, só para mostrar que já em priscas eras a imprensa nunca fora de todo santa.

E assim, o boato das cartas falsas, contaminando sobremodo o noticiário, revoltou a tropa, desde a insurreição dos dezoito do forte de Copacabana em 1922, às demais rebeliões acontecidas em 1924, 1926, a formação coluna Miguel Costa–Prestes, e a própria revolução de 1930, com a conseqüente derrubada do governo Washington Luís que sucedera Bernardes.

Se em 1922 Maynard estivesse servindo no forte de Copacabana, por certo seria mais um a fertilizar aquelas areias com o seu sangue de jovem sergipano e insubmisso, e Lígia não teria conhecido o pai, nem participado de seus feitos, sobretudo na história de Sergipe.

No entanto, sendo considerado um rebelde perigoso na ESAO, Maynard é preso e recambiado para a Ilha das Cobras, de onde foge, permanecendo na capital federal, preso sob palavra, e depois enviado para Aracaju.

É neste momento de prisão de seu pai, no quartel do 28º Batalhão de Caçadores, então localizado na Praça General Valadão, onde hoje persistem as ruínas do Hotel Pálace, que Lígia o visita com os irmãos.

No quartel e na insurreição, Maynard adquirira fama de heroísmo, determinação e bravura, colega e contemporâneo de Juarez Távora, Eduardo Gomes, Cordeiro de Farias, Agildo Barata, Siqueira Campos, Juracy Magalhães, Batista Luzardo, Flores da Cunha, João Alberto Lins e Barros, Luis Carlos Prestes, Filinto Miller e tantos outros que se envolveram nos feitos conflituosos da República Velha.

Na madrugada do dia 13 de julho de 1924, então residindo em Aracaju, aqui servindo como tenente no 28º Batalhão dos Caçadores, Maynard, juntamente com o capitão Eurípedes de Lima, os tenentes João Soarino de Melo e Manuel Messias de Mendonça sublevam a tropa, prendendo o seu comandante, o Major Jacinto Dias Ribeiro, e mediante farta fuzilaria, dominam a Policia Militar, apoderando-se das estações telegráficas e telefônicas da estrada de ferro, depondo o governador Gracho Cardoso e assumindo o governo do estado.

A sublevação sergipana fora uma resposta àquela acontecida em São Paulo oito dias antes, comandado pelo General Isidoro Dias Lopes e pelo Major Miguel Costa.

Assim como em São Paulo, o movimento sergipano foi sufocado pelo governo central. Tropas vindas da Bahia e Alagoas comandadas pelo General Marçal Nonato de Faria, extingue o movimento rebelde, tendo Maynard sido preso e recolhido ao próprio 28° Batalhão de Caçadores de onde, mesmo preso, lideraria uma nova rebelião, desta vez em 19 de janeiro de 1926, sendo então ferido na perna e colocado fora de combate, seguindo-se por conseqüência a rápida rendição da tropa.

Da revolta de 1924, Cabral Machado, então menino na Capela, viu o batalhão de cangaceiros, enviado pelo propriaense Cel. Chico Porfírio, que se associara às forças do exército vindas de Alagoas para sufocar o movimento rebelde. Dias depois, o mesmo menino veria o mesmo batalhão retornar cabisbaixo e acabrunhado, fugindo da refrega em Carmópolis. Por verdade ou folclore, contava-se na Capela, que o bando se escafedera nas estradas de Marcação, apenas com um único tirambaço certeiro de canhão, assestado pelo Sargento José Vieira de Matos, conterrâneo da Princesa dos Tabuleiros.

Quanto à defesa da Aracaju rebelde, é histórica a foto de Maynard nas fronteiras abertas na Praia Formosa, hoje 13 de Julho, um dos bairros mais elegantes de Aracaju.

Se a repressão fora sangrenta restara a Maynard e aos demais revoltosos a prisão, a princípio no próprio quartel do 28º BC e depois no Rio e São Paulo.

“Quando meu pai estava preso no Exército, relata Lígia ao Jornalista Osmário Santos, todos os dias, Wellington, meu irmão, e eu íamos levar marmita para o almoço, e passávamos toda à tarde com ele.”

Lígia que não vira o pai desde 1924, só iria vê-lo no ano seguinte, aos quatro anos de idade, justamente no momento do sepultamento de sua mãe, enterro ao qual compareceu o pai, vigiado por forte escolta policial.

E é Lígia que repetia sem jamais esquecer as palavras de seu pai, ditas e repetidas, no enterro: “a mãe para o túmulo, o pai para o cárcere e quatro filhos abandonados”.

Retornando à prisão no 28º BC e desafiando o General Marçal que aqui permanecera como comandante da guarnição federal repressora do movimento, Maynard revolta a tropa em nova refrega em 19 de janeiro de 1926. Era uma tentativa de juntar-se à Coluna Prestes que passava então nas proximidades de terras sergipanas.

Mas o movimento é rapidamente sufocado, tendo Maynard sido baleado e fugindo da prisão, indo para o Rio de Janeiro, onde foi encarcerado e enviado para a Ilha de Trindade.

Neste tempo, Lígia órfã de mãe e com o pai preso, vai morar juntamente com seus irmãos na fazenda Caldas, de propriedade de sua mãe paterna, Tereza Maynard Gomes.

Dos quatro aos dez anos de idade, Lígia ficaria com seus irmãos nas Caldas em Rosário do Catete, criadas agora pela avó paterna, que comungando o mesmo ideal do filho, louvava Luís Carlos Prestes, o “Cavaleiro da Esperança”, comandando a coluna de revolucionários, que percorria o sertão do país, em incursão jamais tão longa neste continente.

Segundo palavras de Lígia, ditas a Osmário Santos e a Adailton Andrade, que a entrevistaram, ela só iria ver o pai com dez anos de idade, tendo Maynard neste tempo, permanecido no cárcere, ora no Rio de Janeiro, ora recluso destinado aos presos perigosos, acampado em barracas inóspitas na ilha de Trindade, tendo aí contraído várias enfermidades, inclusive a beribéri, doença fruto da deficiência nutricional da vitamina B1 no organismo, que provoca fraqueza muscular e dificuldades respiratórias, e pode afetar também o coração, dando origem a uma cardiomiopatia, altamente funesta.

Ou seja; uma doença, plenamente evitável, fruto de proposital mau tratamento, custodiado pelo estado, para dizimar ou arrefecer os inimigos do regime.

Mas se o tempo e as revoltas se sucedem eis que se aproxima 1930 e a revolução se faz gloriosa com Maynard bravamente combatendo em Minas Gerais, para onde fugira, aliando-se a Getúlio Vargas e seus tenentes interventores, ajudando a amarrar as montarias no obelisco da Avenida Rio Branco, a velha Avenida Central do Rio de Janeiro.

Lígia, agora com dez anos, reencontra o pai, festejado e gloriado como herói.  Será interventor federal governando Sergipe de 1930 a 1935. Depois será Ministro do Tribunal de Segurança Nacional, quando julgará o companheiro de outrora, Luis Carlos Prestes, condenando-o inclusive pela, assim chamada, Intentona Comunista de 1935, e pelo assassinato de Elza Fernandes, garota justiçada pela liderança comunista, em mancha incompreensível numa pregação tida então libertária e sem vezos autoritários.

Após esta presença discutível e muito criticada de julgador, sobretudo com a condenação de Prestes, Maynard volta a Sergipe, novamente como Interventor Federal, governando o estado, durante todo o período do Estado Novo, de 1937 a 1945, só saindo com a queda de Getúlio Vargas e a redemocratização de 1945.

Por esse tempo desta segunda intervenção federal, Lígia, contando 16 anos, contraiu matrimônio com José Garcez Vieira, um viúvo de 33 anos, comerciante de automóveis, fabricante de sabão e pecuarista.

José Garcez, mais conhecido por Zezé, era o primogênito de uma série de irmãos Garcez, filhos de Júlio Vieira de Andrade e Isabel Garcez Vieira.

Espírito conciliador e pacífico, Zezé era muito reverenciado pelos irmãos que o chamavam de Pajé, e a todos reunia; Sílvio, Amintas, tabelião respeitado, Décio, banqueiro ameno e compreensivo, Armando, João, o dedicado odontólogo das crianças, cujo consultório era pleno de brinquedos, Paulo, Fernando, o eficiente engenheiro do DER-SE, Luís, o Desembargador, e Isaura, mãe de Julio Prado, o meu amigo dos tempos do Rotary Club Aracaju.

Meu pai, Manoel Cabral Machado, no seu livro “Brava Gente Sergipana e Outros Bravos”, inseriu Zezé Garcez entre os seus Bravos. Ali Zezé aparece como um “Prefeito Correto e Criativo, dotando Aracaju de avenidas calçadas como Ivo do Prado, Augusto Maynard, ampliação da João Ribeiro; urbanização da ilha das cobras, das ruas Japaratuba, Maruim, Sílvio Romero, João Andrade, Simeão Sobral, conservando estradas como a da Atalaia, e abrindo outras como Jabotiana, Anipum, Saco, Lamarão, Jetimana, etc. Construiu escolas como Abdias Bezerra e o Jardim de Infância do Siqueira Campos, além de melhoramento de parques e jardins, e da orla do rio Sergipe.”.

Meu pai fora secretário particular do Prefeito Zezé Garcez e com ele partilhou uma amizade de décadas, companheirismo iniciado quando colegas de pensão, ele estudante do Atheneu sergipense e Zezé, então viúvo, ambos namoravam duas colegas, alunas do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, o colégio das freiras Sacramentinas. Meu pai namorava minha mãe, Lourdes Cabral, e Zezé namorava Lígia Maynard, então adolescente com quinze anos.

Se meu pai era bem mais jovem e como estudante ainda não podia se casar, Zezé, doze anos mais velho e já vitorioso na atividade empresarial, apressa novo consórcio, tendo Lígia, filha do interventor, deixado o colégio com os estudos e os sonhos de normalista, contraindo núpcias aos 16 anos, num tempo em que não se falava de pedofilia como hoje, ou para dizer que as famílias eram menos preconceituosas e a atual pedofilia era tão consentida quanto festejada.

E mais; gerou um casamento feliz e duradouro, cinquenta anos de convivência plena, cheia de filhos, Ana Maria (esposa de Sílvio Renato Garcez, ambos falecidos), Maria Augusta (esposa de meu amigo Luís Benjamim, filho do Dr. Benjamin Carvalho e Dona Hortência, “mensageiros de esperanças” em saudosas memórias), Maria Lígia (advogada, vibrante delegada da SUNAB, tentando controlar os preços em meio à inflação desenfreada e líder defensora dos deficientes auditivos, esposa de Matias Paulino, mãe da doce Liana e de meu amigo Augusto, sempre alegre e de bem com a vida, casado com Titina, filha de Célio e Clarinha, seqüência das famílias Cruz, Morais e Porto), e dos meus colegas do Colégio Brasília, José Garcez Filho (advogado, procurador do estado, casado com Ana Luiza Ribeiro, de tradição comercial e açucareira, pais de Euler, meu primeiro provedor de internet, de Patrícia e de Claudia, colegas dos meus filhos Daniela e Machado no Colégio do Salvador), Júlio Augusto e Alberto, amizades que permanecem sessenta anos passados.

A título de exemplo e curiosidade: o meu amigo Augusto, filho de Maria Lígia e Matias Paulino, e que herdou o nome do bisavô Augusto Maynard, é casado com uma bisneta do Sr. Francisco de Souza Porto. Em vida, Maynard e Chico Porto foram adversários políticos, tendo Maynard, com a revolução de 1930 ocupando o governo, fazendo letra morta a votação “a bico de pena”, como se chamava então, sufrágio que elegera Chico Porto Governador do Estado. Chico Porto, embora não galgando o governo estadual, fora um homem de muitos méritos, políticos e empresariais. Mas, isso não vale contar agora, pois alongaria muito mais as minhas arengas e lengalengas.

No mais, poder-se-á falar que Augusto Maynard colheu algumas derrotas com a redemocratização de 1945. Perdeu uma eleição para o senado, depois em novas alianças logrou vitória, sofreu crítica feroz por ter condenado Prestes no Tribunal de Segurança Nacional.

Prestes fora um ídolo que o decepcionara, e assim externou sua decepção, comparando o Cavaleiro da Esperança com as montanhas. Em discurso dirá então: “Os homens são como as montanhas. Vistas de longe, parecem belas, altivas e altaneiras. De perto; que decepção!”.

De Maynard Gomes, relembro os idos de agosto de 1957, quando Aracaju parou para receber o corpo embalsamado do General e Senador, falecido no Rio de Janeiro. Estou a contemplar o féretro sendo velado na residência de Zezé e Lígia, ao lado de seus filhos José Garcez Filho, Júlio e Alberto, todos meus colegas do Colégio Brasília que também participou do cortejo estudantil. Comentava-se que era o enterro de um herói, e isso me ficou como uma lembrança permanente.

Mas, se me detive a falar da saga de Lígia Maynard, por conhecê-la melhor, e, sobretudo, por amá-la como uma extensão de amizade de minha mãe, é preciso dizer algumas palavras sobre Estelita Vilasboas, esposa do Professor Alcebíades Vilasboas, diretor do Colégio Tobias Barreto.

No grande colégio da Rua de Pacatuba a e a juventude uniformizada em farda verde-caqui recebia ensinamentos dos professores Francisco e Glorita Portugal, Thiers Gonçalves de Santana e Waldemar, cujo sobrenome perdi embora sua imagem me retorne em lembranças, como a do inspetor Mário, musculoso, alegre, sorridente e gentil.

Dona Estelita, esposa do Diretor Alcebíades zelava pelos alunos do velho colégio, internos e externos, como verdadeira mãe. Que o digam os seus filhos verdadeiros; Alda, Alba, Malba e João, meu amigo João Sete Meses, de saudosa lembrança, apaixonado pelo Iate. Estelita inserira todos os filhos nos trabalhos do Tobias, inclusive o genro Raimundo Monte, pai de meu aluno Roberto que deixou as ciências exatas pelas jurídicas, aliado ao gosto pela fotografia.

Quantas histórias e testemunhos desaparecem sobre a educação no Tobias e sobre o processo difícil de formação do Iate Clube de Aracaju, que teve Alcebíades Vilasboas como primeiro comodoro?

Quantas festas, e que belas festas, realizadas com a presença de Dona Estelita ajudando para que tudo corresse bem, com alegria e divertimento?

Assim, a morte de Estelita também empobrece os sergipanos, sobretudo porque há uma degradação nos bancos do velho colégio, que restou pior depois de estatal, e o Iate, que embora esteja bem maior fisicamente, não exibe um acolhimento igual.

Mas, é preciso falar de outra mulher que partiu. Falar de Yeda Mesquita Matos Miranda, filha do comerciante Otaciano Matos, da Casa Cristal na Rua João Pessoa.

Yeda, que herdara do pai a sua compleição mignon, era casada com o Sr. Miranda, alto garboso e forte. O casal fora morar na minha vizinhança, na Rua Senador Rollemberg, esquina com Vila Cristina, talvez sendo o último a chegar naquela região.

Neste tempo suas filhas Tereza Augusta e Silvana eram bem garotas ainda. Por serem bonitas, uma tradição das netas de Otaciano Matos, Tereza casou logo e Silvana de perto lhe seguiu.

Da Sra. Yeda Miranda, creio que se poderia conhecer um vasto relato da atividade comercial da Rua de João Pessoa, desde o tempo em que a mesma era conhecida como Rua do Barão.

Aliás, fora Rua do Barão porque construída pelo Barão do Maroim. Mas, talvez por contingência política, trocaram o nome de Rua do Barão por Rua de Japaratuba, tendo o nome sido repelido pela população e permanecido do Barão.

Mas, que Barão, se o Barão do Maroim virou avenida?

Assim, nos idos dos anos trinta, por beneplácito do interventor Maynard Gomes, o pai de Lígia, por moléstia epidêmica nacional, a Rua do Barão virou Rua João Pessoa, local de melhor ponto comercial na minha meninice e adolescência e que muito se degradou nas últimas décadas, sobretudo com as inovações dos calçadões, do estreitamento das ruas centrais e dos parquímetros.

Yeda e seu irmão Dermeval testemunharam toda uma história do comércio da Rua de João Pessoa, onde seu pai Otaciano possuía um estoque de louças e baixelas, prestando à cidade um serviço notável neste setor.

Eu mesmo, nos idos de 1972, ali comprei um conjunto de louça de gravura verde, outro de copos cristais Bering, e um faqueiro de aço inoxidável que ainda conservo. Compras feitas a Dermeval Matos, o irmão de Yeda e observada de perto pelo Senhor Otaciano, que era um baixinho simpático e alegre.

De Yeda direi também, que cumpriu muito bem a sua função escolhida de esposa e mãe.

Mas, por que louvar isso, nestes tempos em que as tarefas de esposa e mãe são de pouca valia?

Eis aí uma grande degradação dos novos tempos, com o divórcio, os casamentos sucessivos e a desorganização do lar.

Infelizmente há muitas mulheres que não sabem conservar os seus homens e acham isso uma grande conquista feminina, preferindo viver sozinhas ou em encontros fortuitos de excedente aridez.

Não há homens perfeitos: Eu costumo dizer que “O marido perfeito era o espermatozóide que perdeu a corrida”. Uma frase que repito como minha, mas que, por obviedade, talvez não seja minha nem de ninguém.

Mas, que terrível! Há mulheres em excesso que não conseguem se prender ao lar e ao marido, e o casamento norteado de amor festivo e sorridente, resta discussão, ofensa e separação, com apropriação indébita dos presentes nas bodas recebidos.

Louvo, portanto, as mulheres que sabem prender os seus maridos, e que envelhecem com eles, iguais à minha Tereza, pacificadora das minhas angústias e imperfeições. Iguais a Yeda e as suas filhas Tereza Augusta com Antônio Carlos Franco, de saudosa memória, e a Silvana com Jorge Alberto Prado, gerando bisnetos e trinetos de Otaciano.

E as outras netas também, do veio de Dermeval e Aída; Denise, Solange e Ivanise, e as suas amigas e vizinhas da Rua Itabaiana; as filhas de Milton Franco e Noemia; Ninha, Ana, Marta, Ana Lúcia, Sônia e Olívia, todas boas mães, boas esposas e algumas já avós. E outras tantas e tantas outras, abençoadas mulheres, plenificando a vida de seus esposos e de sua família.

Mas, é preciso agora falar de Maria Thetis Nunes a grande mestra, falecida em 25 deste outubro doloroso.

Maria Thetis Nunes nasceu em Itabaiana, filha de José Joaquim Nunes e Maria Anita Barreto há oitenta e cinco anos passados.

Estudou no Atheneu Sergipense, ligando-se aos professores Artur Fortes e José Calazans, de onde se transferiu par Salvador–BA, onde se graduou em História e Geografia na Faculdade de Filosofia da Bahia. Recém graduada, em 1945, Thetis presta concurso para a cátedra do Atheneu, defendendo a tese sobre a influência árabe na civilização ocidental, e em particular na Europa ibérica e no Brasil.

Foi Diretora do Atheneu, estudou no ISEB – Instituto Superior de Estudos Brasileiros. Chegou a ser adida cultural do Brasil na Argentina, retornando a Aracaju, por conta do Regime Militar iniciado em 1964.

Sou seu aluno de Geografia em 1865 no Colégio Estadual de Sergipe, o antigo Atheneu. Estou a relembrar uma mestra de aulas inesquecíveis.

Com a fundação da Universidade Federal de Sergipe, a professora Thetis, já lecionando na Faculdade Católica de Filosofia, é incorporada como professora catedrática de História.

Ali ficará até sua aposentadoria, pesquisando e publicando, orientando teses e monografias, suscitando o estudo minucioso de gerações de jovens, oportunidade em que freqüentou diversas bibliotecas, como a Casa do Tombo em Lisboa, tudo investido de próprio bolso e sem maior ajuda.

Foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe por três décadas e membro notável do sodalício da Academia Sergipana de Letras.

É vasta a obra historiográfica da Profa. Thetis, desde sua tese de concurso do Atheneu em 1945, republicada em 2002, “Refazendo a História – Os Árabes, sua contribuição à civilização ocidental”.

Colho em Luis Antônio Barreto em seu primoroso Personalidades Sergipanas as obras de Thetis: Ensino Secundário e sociedade brasileira, 1962; A Política educacional de Pombal e sua repercussão no Brasil, 1983; História da Educação em Sergipe, 1994; A Educação na Colônia: os Jesuítas, 1997; Silvio Romero e Manoel Bonfim. Pioneiros de uma ideologia nacional, 1976; Manuel Luiz Azevedo d’Araújo, educador da ilustração, 1984; Carvalho Lima Junior, 1986; Felisbello Freire, o historiador, 1987; João Ribeiro, o intelectual de muitos facetamentos, 1988; Tobias Barreto e a renovação do pensamento brasileiro, 1989; A contribuição de Felisbello Freire à historiografia brasileira, 1996; O sergipano Gilberto Amado, 1997; Alberto Carvalho é primordialmente um artista, 1998; Sergipe no Processo de Independência do Brasil, 1973; Ocupação Territorial da Vila de Itabaiana: a disputa entre lavradores e criadores, 1876; O ciclo do gado em Sergipe, 1978; História de Sergipe a partir de 1820, 1978; Qual o significado do 24 de outubro?, 1978; Inventário dos documentos relativos ao Brasil existentes no Arquivo histórico ultramarino, 1981; As culturas de subsistências em Sergipe; a farinha de mandioca, 1987; Fundamentos Econômicos da Literatura Sergipana, 1989; Insurreição de Santo Amaro das Brotas, 1992; O poder legislativo e a sociedade sergipana, 1994; A contribuição da imprensa à História da província de Sergipe, 1994; As Câmaras Municipais, sua atuação na Capitania de Sergipe D´El Rey, 1995; Sergipe Colonial I, 1996; e tantos outros artigos e livros

De Thetis Nunes porque lecionou bastante e escreveu muito mais, sua obra permanecerá se os homens assim o desejarem, republicando-a por necessária. Ninguém pode almejar um futuro vibrante esquecendo em ignorância o seu passado. É preciso que a obra de Thetis não morra nos sebos, atacada por traças e cupins. Que a juventude possa se nutrir com a sua proficiência e a sua inesgotável capacidade investigativa de colher relatos e documentos. Que lhe sigam na busca frenética de provas e contraprovas para a elucidação da história como ciência.

Em Thetis, permanece sobremodo, uma tarefa de serviço no processo de formação das novas gerações. Que elas surjam por seqüência da existência, mas que não se degradem nos caminhos dourados ou nacarados da ignorância de sua história. Este era o seu desejo, e a sua luta.

Como mulher Thetis deixou muitos filhos, seus milhares de alunos e suas sobrinhas Anita e , as filhas do irmão Fernando com Rina..

Que Deus receba no seu seio estas grandes e santas mulheres!

Texto reproduzidos do site: infonet.com.br/blogs/odilonmachado

Um comentário:

  1. Excelente trabalho. Um pouco da historia de sergipe, contada de forma inteligente .
    Carlos Maynard.

    ResponderExcluir